São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e é a maior cidade do Brasil. E, literalmente dentro da cidade, há uma represa com enorme potencial para a prática de esportes e para o lazer e que, ao mesmo tempo, é desconhecida de boa parte dos paulistanos: a Represa de Guarapiranga.
Vamos falar um pouco sobre a história da Represa de Guarapiranga e do seu enorme potencial para o esporte e o lazer!
No final do Século XIX, a Light, uma empresa canadense, foi autorizada a operar e explorar a produção e distribuição de energia elétrica, além dos serviços de iluminação e transporte coletivo. Em 1899, a The São Paulo Tramway, Light & Power Company instalou-se na cidade de São Paulo.
No ano de 1906, a companhia decidiu construir no então Município de Santo Amaro (sim, Santo Amaro já foi um
município independente da cidade de São Paulo!), um lago artificial, que foi denominado de Represa de Santo Amaro, sendo que, depois da construção da Represa Billings, passou a ser chamado de Represa Velha e por último recebeu a denominação de Represa de Guarapiranga.
Aliás, qual a origem da palavra Guarapiranga? Guarapiranga é uma palavra tupi guarani que significa barreiro ou lamaçal, mas também é o nome em tupi guarani do pássaro guará-garça. E, por qual motivo a represa foi batizada com esse nome? Esse é o nome do principal rio que foi represado para a formação da represa: o Rio Guarapiranga.
A Represa de Guarapiranga possui aproximadamente 26 km2 de área alagada e se espalha por vários bairros da Zona Sul de São Paulo.
Há farto material de pesquisa na Internet sobre a construção da Represa de Guarapiranga, sua utilização como fonte de abastecimento de água, os desafios da preservação da represa, os parques que circundam a represa, clubes e pontos de atração. Recomendamos fortemente que todos os paulistanos busquem conhecer a história desse maravilhoso reservatório de água localizado dentro da Cidade de São Paulo.
Mas, além de conhecer a história da Represa de Guarapiranga, convidamos a todos para conhecer e desfrutar os encantos da represa. Há várias opções de lazer em suas margens: clubes, restaurantes, parques municipais, praias, bares, marinas, locais para passeios de lancha e para a prática de vários esportes náuticos.
A Marina Sylvestre está localizada na Represa de Guarapiranga há mais de 40 anos e a Família Sylvestre tem sua história totalmente ligada com a Represa de Guarapiranga e com a prática de esportes náuticos, em especial a Vela.
Na Marina Sylvestre dispomos de toda a estrutura para a guarda de embarcações. Além disso, oferecemos cursos de vela, arrais amador, mestre amador, aluguel de veleiros para seus ex-alunos e muito mais.
Estamos à disposição de todos para conversarmos sobre a represa de Guarapiranga e para apresentarmos as inúmeras opções de lazer e de esporte nas águas da Represa de Guarapiranga.
Esperamos sua visita!
A Guarapiranga é uma pérola dentro da cidade de São Paulo. Parabéns pela divulgação da represa!